Cinco Dicas para Lidar com o Estresse da Morte

 Ok, todo mundo sabe que a morte é inevitável, mas a perda de um amigo ou membro da família sempre vai nos abalar de forma tão profunda que palavras nunca vão poder expressar com exatidão a extensão emocional da dor da perda. 726082718009096579_mega

É uma tempestade de emoções.  Normalmente tentamos desesperadamente evitar a dor, ansiedade e sentimentos de desamparo que sentimos quando um ente querido morre.  Minha dica bônus é: não tente esmagar seus sentimentos do momento pelo contrario reconheça e deixe fluir a  dor emocional livremente.

Apesar da tempestade de emoções que sentimos, estar de luto por um ente querido nos ajuda a lidar e curar emocionalmente.

autoajuda

A forma intensa que sentimos, a angústia de partir o coração indica que uma profunda ligação foi cortada. Sem dúvida, luto é doloroso. Mas é também necessário. Seguindo em  frente não significa esquecer o ente querido que morreu. Apreciar a vida outra vez não significa que a pessoa não está dando o devido respeito a pessoa que se foi desta dimensão. Reunindo as emoções estilhaçadas não significa que, de alguma forma, um amigo ou membro da família foi traído. Significa simplesmente que a sua dor tem o seu curso normal e um dia vai ter de mudar pra melhor.

Aqui vão cinco dicas que podem ajudar o estresse gerado por esse tipo de situação.

  • Reconheça a dor e não tente negar o choro, a falta, o pensamento sobre quem partiu pelo tempo que ache necessário.
  • Escreva uma ou mais cartas para a pessoa que se foi

focando em ‘tudo’ que não disse e tinha vontade de dizer, honestamente, como se estivesse dizendo para ela naquele momento. Sinta sua presença e deixe sua vulnerabilidade  guiar suas palavras sem medo. Desabafe tanto os prós como os contra 😉 Seja real!

  • Cuide de seu corpo físico focando na sua recuperação pelo trauma mental e emocional pela qual passou
  • Invista seu tempo em distrações que lhe tragam prazer. Afinal você merece ser feliz, concorda?
  • Procure pessoas com quem você possa se relacionar de forma positiva.

download

Por mais difícil que a perda pode ser, é possível avançar com esperança para o futuro.  Lute para que sua  vida seja uma vida  feliz  porque ela também vai chegar ao fim.

 

Mini curso Grátis Anti-Estresse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *